Postado em terça-feira, 9 de setembro de 2014 às 12:48

Fiscalização de trânsito em Alfenas adota prontuário eletrônico

Cerca de 45 agentes de trânsito receberam capacitação para atuar na fiscalização de trânsito em Alfenas.


 Da Redação

Cerca de 45 agentes de trânsito - entre eles Guardas Municipais, Policiais Militares e agentes de trânsito - receberam capacitação, na semana passada, para atuar na fiscalização de trânsito em Alfenas, utilizando o novo sistema de prontuário eletrônico. O treinamento referente ao sistema de gerenciamento e de controle de trânsito em Alfenas foi oferecido pela Secretaria de Defesa Social com a experiência de um técnico especializado.

Este tipo de fiscalização faz parte da municipalização do trânsito, que já está em vigor desde o começo do mês de setembro, desta forma o próprio município vai gerenciar e processar todo o sistema de trânsito. 

Durante toda a semana, um painel eletrônico ficou instalado nas ruas centrais da cidade explicando à população sobre o funcionamento do sistema e ainda apresentando informações sobre educação para o trânsito.

Desde a semana passada, agentes atuam de acordo com o sistema de gerenciamento e de controle de trânsito, notificando os motoristas que descumprem as normas de trânsito no município. 

Talão Eletrônico está sendo utilizado por GMs e PMs (Fotos: Ascom/Prefeitura de Alfenas)

Por enquanto a Secretaria de Defesa Social vai utilizar o talão eletrônico e o talão de papel para a emissão dos autos. O Registrador Eletrônico de Autos de Infração de Trânsito ou Talão Eletrônico de Infrações é um equipamento portátil composto de hardware e software com o objetivo principal de aperfeiçoar a emissão dos autos de infração pelos agentes de trânsito, policiais ou Guardas Municipais. São quatro equipamentos adquiridos, sendo dois cedidos a PM e dois ficaram com a GM.

Pelo talonário eletrônico é possível verificar a situação do veículo com segurança e agilidade na abordagem policial. A documentação será analisada com mais agilidade.

A prefeitura, por meio de sua Secretaria Municipal de Defesa Social, comunica que o objetivo principal do novo sistema não é aplicar multas, mas atuar na desburocratização e eficiência das fiscalizações de trânsito além de conscientizar o cidadão.

A municipalização do trânsito é um processo legal, administrativo e técnico, por meio do qual o município assume integralmente a responsabilidade pela engenharia, fiscalização e educação do trânsito, além do levantamento, análise e do controle de dados estatísticos e do gerenciamento das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARIs).



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo